Currículo Básico Programa de Correção de Fluxo Módulo I
MÓDULO I / 2021
Língua Portuguesa - Componentes Curriculares – 1º bimestre
.Linguagem Verbal e não verbal.
.Língua e Linguagem de Códigos.
.Substantivos e suas classificações.
.Linguagem formal e informal.
.Uso de gíria.
.Ato de escrever.
.Escolha e delimitação do assunto.
.Como iniciar um texto.
.Sufixos formadores de nomes de profissões e de lugares.
.Artigos e Numerais.
.O ato de escrever
.Escolha de uma delimitação do assunto.
.Ortografia.
.Palavra com – ez, -eza,-ês e – esa.
.Adjetivos.
.Sinais de Pontuação.
.Emprego das reticências.
.O telegrama.
.O anúncio.
.Recursos para redução e ampliação de textos.
.O emprego do dicionário.
.Ordem Alfabética.
.Diferentes acepções de um mesmo vocábulo.
.Discurso direto e indireto.
.Pronomes pessoais.
.Língua e Linguagem de Códigos.
.Substantivos e suas classificações.
.Linguagem formal e informal.
.Uso de gíria.
.Ato de escrever.
.Escolha e delimitação do assunto.
.Como iniciar um texto.
.Sufixos formadores de nomes de profissões e de lugares.
.Artigos e Numerais.
.O ato de escrever
.Escolha de uma delimitação do assunto.
.Ortografia.
.Palavra com – ez, -eza,-ês e – esa.
.Adjetivos.
.Sinais de Pontuação.
.Emprego das reticências.
.O telegrama.
.O anúncio.
.Recursos para redução e ampliação de textos.
.O emprego do dicionário.
.Ordem Alfabética.
.Diferentes acepções de um mesmo vocábulo.
.Discurso direto e indireto.
.Pronomes pessoais.
Língua Portuguesa - Componentes Curriculares – 2º bimestre
.O bilhete..O recorte do texto escrito.
.O memorando.
.Sentido literal e sentido figurado.
.O tempo verbal: passado e presente.
.Pronomes de tratamento.
.Substantivo coletivo.
.O bilhete.
.Linguagem coloquial.
.O bilhete.
.Provérbios.
.O gênero dos substantivos.
.Substantivos comuns e de dois gêneros.
.O ato de escrever.
.Escolha a delimitação do assunto.
.Jargão profissional.
.Linguagem jornalística.
.Personificação.
.Uso afetivo do diminutivo.
.Os prefixos micro- mini-, super-, macro-, mega,hiper-,e multi-,na formação de palavras.
.Recurso para reforçar ideias e evitar repetições (ele/ela, primeiro/segundo, aquele/este).
.Expressões
de tempo e sua posição na frase.
.Os sufixos –ez e –eza e a formação de substantivos abstratos.
.Advérbio.
.Campo semântico
.Linguagem formal e informal.
.Uso adequado de gírias.
.Pronome de tratamento.
Arte - Componentes Curriculares – 1º bimestre
.Atividade prática e de reflexão sobre o universo da arte.
.Confecção de pastas com total liberdade de criação.
.A variedade de texturas emotivas utilizados pelos índios brasileiros: Requintes de detalhes.
.Arte indígena e suas influências em nossa cultura.
.Pintura corporal, tecelagem e trançado.
.Temas, motivos e
função.
.Pintura corporal na contemporaneidade.
.Equipes em ação.
.Comparação entre a cultura do índio e do branco.
.Teatro: apresentação dos grupos – encenação de histórias de mitos indígenas.
.Choque cultural e as transformações físicas e psicológicas do povo brasileiro.
.Início da miscigenação cultural.
.Criação de vários equipamentos culturais.
.O naturalismo.
.Observação da riqueza da flora brasileira – texturas e cores.
Arte - Componentes Curriculares – 2º bimestre
.O Renascimento e a retomada dos valores greco – romanos.
.O Barroco europeu e a Igreja Católica uma relação profunda.
.O Barroco Brasileiro.
.Mestre Aleijadinho.
.Neoclassicismo/Academicismo: Criação da Real Academia de Belas Artes texto visual.
.Cores primárias, secundárias.
.Cores neutras.
.Cores quentes e frias.
.O Impressionismo.
.O Pós – Impressionismo.
.Trabalhando valores.
História - Componentes Curriculares – 1º bimestre
.Conceito de história. Fontes de históricas. .
.A função do historiador.
.A função do historiador.
.A linha do tempo.
.Surgimento do homem na África.
.Rotas de povoamento no continente americano.
.As primeiras
civilizações americanas.
.Povos americanos no século XV e XVI.
.Povos árabes e mouros.
.Ocupação árabe da península Ibérica.
.Povos orientais: Índia, China e Japão.
.O comércio na Ásia. Império Turco – Otomano.
.Transição da idade média para Época moderna: transformações econômicas, políticas e culturais na
Europa.
.Expansão Marítima e grandes Navegações.
.Conquista da América.
.Primeiras atividades econômicas na América portuguesa: pau – brasil, ciclo da cana – de – açúcar.
.Uso da mão de obra indígena e escrava.
.Os engenhos e a vida social na colônia.
.O pacto colonial.
.Ocupação do interior.
.Diversificação econômica: pecuária, extrativismo e mineração.
.Expedições:
Entradas e bandeiras.
.Transformações sociais ocasionadas pela atividade mineradora.
.Grupos sociais na sociedade colonial.
.Diversidade de atividades exercidas pelos escravos.
.Modo de
vida da população pobre e a busca pela sobrevivência.
.Importância social da posse de escravos na
sociedade colonial.
.As funções das vidas coloniais como centros administrativos e entrepostos
comerciais.
.Características arquitetônicas e o modo de vida nos centros urbanos.
.O crescimento das
cidades no século XVIII. O patrimônio histórico – cultural nos centros urbanos do país.
.Circuito comercial e cultural transatlântico: América, Europa e África.
.Disputa entre países europeus
pelas riquezas africanas e americanas.
.O comércio de escravos.
.Transformações no século XVIII:
Críticas ao Antigo Regime e a Revolução Industrial.
.Primeiras manifestações de combate ao tráfico
negreiro.
.Capitanias Hereditárias e governo geral.
.Governos locais: as câmaras municipais e o controle dos
proprietários de terras e de escravos.
.União Ibérica e invasões holandesas.
.Reformas pombalinas e
centralização econômica.
.Formas de resistência negra.
.Quilombo dos palmares.
.Compra de alforrias e formação de pecúlio.
.Construção da identidade através das relações familiares e comunitárias.
.Resistência cultural.
Revoltas escravas no século XVIII.
.Contribuição dos indígenas, negros e europeus para a cultura brasileira.
.Confronto e convivência de
Culturas no Brasil colonial.
.Importância da religiosidade e o barroco no século XVIII.
História - Componentes Curriculares – 2º bimestre
.A Inconfidência Mineira e Baiana.
.Antecedentes e influências dos ideais liberais.
.As transformações na colônia após a vinda da Família Real e os antecedentes da Proclamação da
Independência no Brasil.
.Reconhecimento da Independência do Brasil.
.Panorama político no Brasil e no mundo após a
independência.
.Renúncia de D Pedro I.
.Divisão do poder político entre liberais modernos, liberais exaltados e restauradores.
.Ementa
Constitucional, Ato Adicional de 1834.
.Extinção do tráfico negreiro, como resultado da campanha abolicionista.
.A Lei Áurea.
.Primeiros
passos da República presidencialista, federalista e sua constituição no Brasil.
.Relação de domínio europeu na Ásia, África e América.
.O café como principal produto de
exportação do Brasil.
.São Paulo e Minas Gerais tornam-se grandes estados produtores do país.
.As máquinas surgem no panorama industrial.
.O lado negativo da industrialização: o desemprego
provocado pelo uso excessivo das máquinas que levou a emigração de muitos europeus para outros
países.
.As fases dos presidentes militares ou oligárquicos durante a República Velha, ressaltando os acordos
firmados em prol da elite cafeeira.
.Movimentos sociais ocorridos durante a República Velha.
Ciências - Componentes Curriculares – 1º bimestre
.Expansão dos gases.
.Pressão e queda de temperatura.
.O método de estudo das ciências.
.O interior da Terra.
.Erupções vulcânicas.
.O magma.
.Terremotos.
.O movimento dos continentes.
.A convecção do magma
do manto terrestre.
.O supercontinente.
.A diversidade de vida e sua distribuição pela superfície
terrestre.
.Origem e diversidade dos solos.
.Formação da areia e da terra roxa.
.Solos arenosos e não
arenosos.
.Matérias e substâncias.
.As substâncias suas propriedades específicas e suas utilidades.
.Estados
físicos.
.Variações de temperatura e de pressão das substâncias e mudança de estado físico da água.
.Demonstrações de como os materiais são formados por substâncias e exposição dos meios de ação
destas últimas.
.Como as substâncias são formadas.
.Características e propriedades das substâncias.
.Os metais e sua
característica distinta: a propriedade de condução de eletricidade.
.O que é um fusível.
.A maneira pela qual os fusíveis protegem os circuitos elétricos.
.O que é pressão
atmosférica. Relação entre pressão e atitude.
.Período de lunação.
.As fases lunares.
.Superfície e paisagem lunares.
.Eclipse total e parcial.
.Eclipse
solar e calor.
.Efeitos dos eclipses sobre os seres vivos.
.As estações do ano.
.Características de luz
solar e calor.
.Movimentos de translação da Terra.
.O sistema solar.
.Características dos planetas menores.
.Forma adulta de larvas e de alguns seres
vivos.
.A limpidez das águas e os seres que nela vivem.
.Ambientes próximos ao mar.
.Formas de vida nas regiões litorâneas.
Ciências - Componentes Curriculares – 2º bimestre
.Florestas como ambientes úmidos e com temperatura favorável para os seres vivos.
.Desertos e
regiões geladas são ambientes de difícil sobrevivência.
.As cidades precisam ser construídas com planejamento para que não haja desequilíbrios no ambiente. .Alimentos contaminados podem transmitir doenças como cólera e verminose.
.Os animais caçadores controlam o número de animais herbívoros que se alimentam de plantas.
. A
vida de animais que vivem em grupos.
.Existem animais monogâmicos e outros poligâmicos.
.Muitas formas do passado se extinguiram.
.A
grande variedade dos vegetais em nosso planeta.
.Diversidade de animais.
.Como são os micro – organismos.
.A energia do Sol chega até nós na forma de luz e calor.
.A energia consumida pelos seres vivos
provém do Sol.
.O entendimento do fluxo de energia entre os seres vivos.
.Os processos de fotossíntese e respiração
são vitais para a nossa sobrevivência.
.Cerrado e caatinga são parecidos aparentemente, mas apresentam diferenças significativas.
.O
desmatamento das florestas brasileiras.
.O Pantanal e suas características, fauna e flora desse ambiente.
Matemática - Componentes Curriculares – 1º bimestre
.A Matemática do cotidiano.
.Introdução a Matemática Financeira.
.Medidas. Leitura e Interpretação de Gráfico.
.Contagem. Sistema de Contagem.
.Registros numéricos.
.Sistema de Numeração.
.Sistema decimal de
Numeração.
.O surgimento do zero.
.Ordens, classes e valores posicionais e absolutos dos algarismos.
.Adição e subtração.
.Leitura e Interpretação de gráficos de barras.
.O algoritmo da adição.
.O algoritmo da subtração.
.Propriedades da adição e subtração.
.Cálculo Mental.
.Multiplicação e divisão.
.Divisão exata e não exata.
.Propriedades da multiplicação.
.Cálculo mental.
.O algoritmo da multiplicação.
.Significado de medidas.
.Grandezas e medidas.
.Unidades de medidas.
.O algoritmo da divisão.
.Instrumentos e unidades de medidas de comprimento, capacidade, área, massa e tempo.
.Áreas de polígonos desenhados sobre malha quadrangular.
.Cálculo de área de retângulos.
.Números positivos menores que a unidade.
.A função da vírgula no número.
.Múltiplos e submúltiplos
do metro, litro e do grama.
Matemática - Componentes Curriculares – 2º bimestre
.Adição e subtração de números com vírgula.
.Multiplicação por 10,100 e 1000 de números inteiros e
decimais.
.Cálculo Mental.
.Divisão não exata.
.Prolongamento da divisão.
.A dízima periódica.
.O uso da máquina de calcular em
operações simples do dia a dia.
.Múltiplos de 2,3,5 e 10.
.Números primos e fatoração.
.Fatoração.
.Divisores de um número.
.Máximo divisor comum entre dois ou mais números.
.Frações.
.Equivalências de frações.
.Simplificação de frações.
.Comparações de frações.
.Diferentes representações de um número.
.Transformação de Fração em número decimal e vice –
versa.
.Porcentagem
.Reta, ponto e segmento de reta.
.Triângulos e quadriláteros.
.A medida do ângulo.
.O uso do transferidor..
.Classificação de ângulos quanto a abertura dos seus
lados.
.Posições relativas de duas ou mais retas.
.Ângulos e retas.
.Teorema de Tales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário