PPP 2020

     
    

O tema do Projeto Político Pedagógico SEMENDO BOAS ATITUDES E COLHENDO RESPEITO foi pensado coletivamente por todos os atores e agentes da unidade escolar, vinculado a necessidade em se incentivar a apropriação do conhecimento do bairro, município e País onde vivemos, com intuito de despertar para uma maior valorização do patrimônio e conhecimento da diversidade cultural e conquistas em todos os setores de nossa sociedade, além de mostrar as possibilidades de evolução pessoal independente de classe social ou circunstâncias adversas, despertando atitudes de solidariedade, respeito próprio e ao próximo, autoestima, não violência verbal ou física e integração entre as pessoas em seus diversos 
meios de convívio e ação social.
Após análise de dados levantados pelos professores, no que diz respeito à dificuldade de aprendizagem, evasão e reprovação, constatamos  necessidade de mudar a temática no biênio de 2019/2020: “Semeando boas atitudes e colhendo respeito.”, tendo em vista a realidade que estamos vivenciando diariamente a questão da violência, do preconceito e da intolerância. O projeto visa também valorizar as diversas características do povo brasileiro no que tange ao respeito às diferenças individuais nos modos de agir, vestir, falar, pensar e a sua história e cultura.
            A educação em valores, que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas escolas, nas manifestações culturais, nos movimentos e nas organizações sociais, é uma questão fundamental da sociedade atual, imersa numa rede complexa de situações e fenômenos que exige, a cada dia, intervenções sistemáticas e planejadas dos profissionais da educação escolar.
            Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido, historicamente, a instituição escolhida pelo Estado e pela família como o melhor lugar para o ensino–aprendizagem dos valores, de modo a cumprir, em se tratando de educação para a vida em sociedade, a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.
            Sendo assim, caberá às instituições de ensino a missão, por excelência, de ensinar valores no âmbito do desenvolvimento moral dos educandos, através da seleção de conteúdos e metodologias que favoreça temas transversais (Justiça, Solidariedade, Ética, etc.) presentes em todas as matérias do currículo escolar, utilizando-se, para tanto, de projetos interdisciplinares de educação em valores aplicados em contextos determinados, fora e dentro da escola.
 A educação em valores está presente em todas as disciplinas do currículo escolar. Para educar em valores, é necessário que o professor organize seu plano de ensino em atividades lúdicas, reflexivas e conceituais sobre temas transversais. Apontaremos, na tabela da página seguinte, dez temas transversais, por ordem alfabética, com seus conceitos básicos, que podem ser trabalhados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Decálogo da Educação em Valores

Temas transversais

Acepções

1. Autonomia

Refere-se ao valor que reconhece o direito de um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual. É a capacidade apresentada pela vontade humana de se autodeterminar segundo uma norma moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou externo.

2. Capacidade de convivência

Valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência interpessoal harmoniosa.

3. Diálogo

Valor que reconhece na fala um momento de interação entre dois ou mais indivíduos, em busca de um acordo.

4. Dignidade da pessoa humana

Valor absoluto que tem cada ser humano. A pessoa é fim, não meio. A pessoa tem valor, não preço.

5. Igualdade de direitos

Valor inspirado no princípio segundo o qual todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.

6. Justiça

Entre os temas transversais, é o valor mais forte. No educando, manifesta-se quando o mesmo é capaz de perceber ou avaliar aquilo que é direito, que é justo. É princípio moral em nome do qual o direito deve ser respeitado.

7. Participação social

Valor que se desenvolve no educando à medida que o torna parte da vida em sociedade e leva-o a compartilhar com os demais membros da comunidade conflitos, aflições e aspirações comuns.

8. Respeito mútuo

Valor que leva alguém a tratar outrem com grande atenção, profunda deferência, consideração e reverência. A reação de outrem será no mesmo nível: o respeito mútuo.

9. Solidariedade

Valor que se manifesta no compromisso pelo qual as pessoas se ajudam umas às outras e, cada uma delas, a todas, particularmente diante dos pobres, dos desprotegidos, dos que sofrem, dos injustiçados, com o intuito de confortar, consolar e oferecer ajuda.

10. Tolerância

Valor que se manifesta na tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.

FONTE: https://www.construirnoticias.com.br/pratica-de-valores-na-escola/

 

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