O tema do Projeto Político Pedagógico SEMENDO BOAS ATITUDES E COLHENDO RESPEITO foi pensado coletivamente por todos os atores e agentes da unidade escolar, vinculado a necessidade em se incentivar a apropriação do conhecimento do bairro, município e País onde vivemos, com intuito de despertar para uma maior valorização do patrimônio e conhecimento da diversidade cultural e conquistas em todos os setores de nossa sociedade, além de mostrar as possibilidades de evolução pessoal independente de classe social ou circunstâncias adversas, despertando atitudes de solidariedade, respeito próprio e ao próximo, autoestima, não violência verbal ou física e integração entre as pessoas em seus diversos meios de convívio e ação social.
Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido, historicamente, a instituição escolhida pelo Estado e pela família como o melhor lugar para o ensino–aprendizagem dos valores, de modo a cumprir, em se tratando de educação para a vida em sociedade, a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.
Sendo assim, caberá às instituições de ensino a missão, por excelência, de ensinar valores no âmbito do desenvolvimento moral dos educandos, através da seleção de conteúdos e metodologias que favoreça temas transversais (Justiça, Solidariedade, Ética, etc.) presentes em todas as matérias do currículo escolar, utilizando-se, para tanto, de projetos interdisciplinares de educação em valores aplicados em contextos determinados, fora e dentro da escola.
A educação em valores está presente em todas as disciplinas do currículo escolar. Para educar em valores, é necessário que o professor organize seu plano de ensino em atividades lúdicas, reflexivas e conceituais sobre temas transversais. Apontaremos, na tabela da página seguinte, dez temas transversais, por ordem alfabética, com seus conceitos básicos, que podem ser trabalhados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Decálogo da Educação em
Valores |
|
Temas transversais |
Acepções |
1. Autonomia |
Refere-se ao valor que reconhece o direito de
um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral
ou intelectual. É a capacidade apresentada pela vontade humana de se
autodeterminar segundo uma norma moral por ela mesma estabelecida, livre de
qualquer fator estranho ou externo. |
2. Capacidade de convivência |
Valor que desenvolve no educando a capacidade
de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques,
enfim, em todos os lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma
coexistência interpessoal harmoniosa. |
3. Diálogo |
Valor que reconhece na fala um momento de
interação entre dois ou mais indivíduos, em busca de um acordo. |
4. Dignidade da pessoa humana |
Valor absoluto que tem cada ser humano. A
pessoa é fim, não meio. A pessoa tem valor, não preço. |
5. Igualdade de direitos |
Valor inspirado no princípio segundo o qual
todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e
obrigações. |
6. Justiça |
Entre os temas transversais, é o valor mais
forte. No educando, manifesta-se quando o mesmo é capaz de perceber ou
avaliar aquilo que é direito, que é justo. É princípio moral em nome do qual
o direito deve ser respeitado. |
7. Participação social |
Valor que se desenvolve no educando à medida
que o torna parte da vida em sociedade e leva-o a compartilhar com os demais
membros da comunidade conflitos, aflições e aspirações comuns. |
8. Respeito mútuo |
Valor que leva alguém a tratar outrem com
grande atenção, profunda deferência, consideração e reverência. A reação de
outrem será no mesmo nível: o respeito mútuo. |
9. Solidariedade |
Valor que se manifesta no compromisso pelo
qual as pessoas se ajudam umas às outras e, cada uma delas, a todas,
particularmente diante dos pobres, dos desprotegidos, dos que sofrem, dos
injustiçados, com o intuito de confortar, consolar e oferecer ajuda. |
10. Tolerância |
Valor que se manifesta na tendência a
admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou
mesmo diametralmente opostas às nossas. |
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